quarta-feira, 28 de abril de 2010

ATIVIDADE 2- Mapa Conceitual

Olá turm@!
A atividade 2 do Modulo TV e vídeo consiste na elaboração de um Mapa Conceitual com os conteúdos “A Televisão e escola, a TV e o vídeo na sala de aula”.

E agora? Por onde começar?

Não precisa ficar desesperado se você nunca elaborou um Mapa Conceitual. Você vai tomar como exemplo o modelo disponível no e-proinfo em BIBLIOTECA-MATERIAL DO PROFESSOR, tema Mapa Conceitual, subtema Modelo. Clique em consultar e vai aparecer o link para abrir o arquivo.

Mas antes de começar, que tal compreender o que é um Mapa Conceitual e para que ele serve?

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.
(Fonte: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/defmapasconceituais.html)

Quer saber mais a respeito dos Mapas Conceituais? Sugiro o artigo “Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem”, de Italo Modesto Dutra, disponível aqui.

Achei um passo a passo para elaborar mapa conceitual que pode auxiliar ainda mais na atividade:

1 – Identifique os conceitos pertinentes: Quais são os conceitos mais importantes sobre o tema a ser considerado? Selecione e faça uma lista. Esses conceitos devem ser compostos, preferencialmente, por uma única palavra (use, no máximo 2 ou 3 palavras para designar um conceito).

2 – Ordene os conceitos selecionados: Organize a lista de conceitos do seu grupo colocando na parte superior da lista os conceitos mais amplos e gerais, deixando na parte inferior da lista os conceitos mais específicos.

3 – Organize os conceitos: Comece o seu MC colocando os conceitos mais gerais na parte superior da folha. Freqüentemente, há somente 1, 2 ou 3 conceitos gerais na parte superior do Mapa Conceitual.

4 – Incorpore outros conceitos: Agora, selecione outros 2, 3 ou 4 sub-conceitos para adicionar embaixo dos conceitos gerais. Evite colocar mais do que 3 ou 4 conceitos embaixo de qualquer outro conceito. Quando existirem 5 ou mais conceitos relacionados com um conceito mais amplo, você pode adicionar um conceito intermediário entre eles, criando um outro nível de hierarquia no seu mapa. Inclua mais conceitos se você achar necessário.

5 – Ligue os conceitos em conexões explicativas: Faça setas (linhas que indicam o sentido de leitura) entre os conceitos unindo-os 2 a 2. Sobre essa linha escreva 1 ou poucas palavras que definam uma relação entre os conceitos. Essa conexão deve criar sentido, formando uma unidade semântica. Dicas! [1] Sempre utilize um verbo para expressar a relação entre 2 conceitos. [2] Tome cuidado com o uso de conceitos no singular e/ou plural: o verbo do termo explicativo deve concordar com os conceitos.

6 – Revise e altere seu mapa: Dificilmente fazemos um bom Mapa Conceitual na primeira tentativa. Por outro lado, você não precisa jogá-lo fora e começar tudo novamente. Revise e altere a primeira versão do seu Mapa Conceitual. Você pode incluir, retirar ou alterar os conceitos gerais e específicos. Esse momento é muito valioso, pois vai acelerar seu aprendizado: quanto mais você tentar melhorar seu mapa, mais você aprenderá sobre o assunto em questão.

7 – Verifique possíveis ligações cruzadas: Após refletir sobre seu Mapa Conceitual você pode achar importante ligar conceitos que estão em diferentes partes do mapa. Adicione novas ligações entre os conceitos: as ligações cruzadas podem ajudar você a observar novas maneiras de relacionar os conceitos, ajudando no seu aprendizado.

8 – Incorpore exemplos específicos e alguns conceitos: Adicione exemplos específicos a alguns conceitos do seu mapa para que você consiga relacioná-lo com partes específicas do seu tema de interesse.

9 – Entenda seu Mapa Conceitual: É possível elaborar diferentes mapas para o mesmo conjunto de conceitos. Por isso, não se preocupe em buscar a “resposta certa”, pois ela não existe. O Mapa Conceitual é pessoal e ele certamente vai mudando na medida em que você vai adquirindo mais conhecimentos. Assim, é natural que você mude seu mapa de conceitos ao longo do desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. Como as fotos, os Mapas Conceituais também mudam com o tempo...

10 – Identique a pergunta que seu Mapa Conceitual responde: Todo Mapa Conceitual tenta responder uma pergunta por meio de proposições que relacionam conceitos. Após a revisão, leia seu Mapa Conceitual em voz alta e pense: qual a pergunta que seu Mapa Conceitual responde? Você pode pensar em várias perguntas, mas selecione aquela que é melhor respondida pelo seu Mapa Conceitual.

(Autor: Carlos Eduardo Godoy. Fonte: Clique aqui)

Espero que aproveitem as dicas para fazer um excelente trabalho! ;)

Abraços e bons estudos!

P.S. Não esqueçam de participar da enquete para marcarmos o nosso bate-papo!

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