segunda-feira, 3 de maio de 2010

ATIVIDADE 3 - Linguagem Televisiva


Olá turm@!
Espero que estejam aproveitando bastante o conteúdo do Módulo TV e vídeo.
Para fazer a atividade 3 do módulo você deve escolher um programa de televisão do seu interesse, aquele que por um ou vários motivos lhe chama mais atenção, e responder os seguintes quetionamentos:
1 - Qual a a natureza do programa veiculado?
2 - Qual o tom desse programa?
3 - Que tipo de participação o telespectador tem nessa programação?
4 - O que mais lhe chama atenção nesse programa?

Coloque a sua resposta no Fórum "Linguagem Televisiva".

Quero partilhar com vocês um texto muito interessante sobre o tema.

A TV, a sua maneira tem uma linguagem. Não vem ao caso nesse momento avaliar se essa linguagem é boa ou não. O que nos interessa no momento é entender a sua linguagem. A televisão tem uma grade de programação e ela inclui programação infantil, pré-adolescente, adolescente e adulta. Em toda essa programação nós podemos observar a sua linguagem e as suas artimanhas. A programação infantil procura mostrar cenários coloridos, alegres, divertidos, com muita música e brincadeira, com apresentadores desinibidos e alegres. A intenção dessa linguagem é prender as crianças, mostrando coisas interessantes e muita variação de cenários, músicas e principalmente filmes na forma de desenhos. A programação aos pré-adolescentes e adolescentes busca mostrar cenários e situações atuais, com artistas adolescentes na sua maioria buscando a identificação do espectador com o clima com as situações e com os personagens. Essa programação sempre traz músicas atuais e descontraídas. Já a programação adulta, tem uma grade de inclui as novelas, esportes, noticiário, com um ar mais sóbrio. A televisão usa muito do sentimento das pessoas, gosta de usar imagens de pessoas chorando, sofrendo. É uma forma de conseguir audiência. Tudo o que acontece na televisão, não acontece por acaso. Tudo é muito bem planejado, buscando principalmente a permanência do telespectador naquele canal. Nós podemos usar essa linguagem na sala de aula, pedindo aos nossos alunos identificarem a linguagem que a televisão utiliza no dia-a-dia, e refletirem sobre isso. Mostrar aos alunos, que nem tudo que a linguagem da TV nos mostra é realmente a realidade do que acontece ao nosso redor. Da mesma forma podemos observar nas telenovelas, nos noticiários, nos esportes como a televisão utiliza, e muito bem o som, as músicas. Uma cena fica muito mais bonita quando vem acompanhada de uma música de fundo. A televisão, assim como o cinema se utiliza dessas estratégias para causar mais impacto. Quantas vezes já vimos nos noticiários e entrevistas, a câmera se aproximar do rosto de uma pessoa quando ela está começando a chorar, e ao mesmo tempo uma música suave de fundo começa a tocar. É uma estratégia, e querendo ou não, concordando ou não, fica bem. As cores, a luz, os sons, a luminosidade, a escuridão, o silêncio, o timbre de voz, a entonação, o olhar. Tudo é linguagem televisiva e tudo tem seu objetivo. Seria uma ótima aula estudar todas essa linguagem e refletir sobre isso.
(Fonte: http://gilbertonicolai.blogspot.com/2007/03/linguagem-televisiva_22.html)

Abraços e bons estudos!

0 comentários:

Postar um comentário