domingo, 30 de maio de 2010

Atividade 3 - Internet


Olá, turm@!
A etapa 3 do Módulo Informática aborda o conteúdo Internet.
Segundo a Wikipédia: "A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. De acordo com a Internet World Stats, 1,73 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em setembro de 2009, o que representa 25,6% da população mundial."
A emergência da internet permitiu interligar o mundo com muita rapidez. É possível falar em tempo real com pessoas que estão em outros continentes, acompanhar os acontecimentos mundiais, fazer compras em lojas que estão em outros países e estados sem sair de casa, conhecer novas pessoas e também fazer cursos a distância (como é o nosso caso).
A Internet atrai público de todas as idades e classes sociais justamente porque oferece atrativos que contemplam todos os gostos: bate-papo, redes sociais, blogs de assuntos diversos, notícias, entretenimento, lazer, educação, etc.
Infelizmente o mundo virtual oferece perigos assim como o mundo real. Muitas pessoas, escondidas no anonimato, utilizam essa tecnologia de forma negativa: vírus que infectam computadores, programas que capturam informações dos usuários (como senhas de bancos), comunidades virtuais de conteúdo racista e discriminatório, pedofilia, pornografia, dentro outros.
Ao utilizar e propor a utilização da internet o educador deve considerar tanto os pontos negativos quanto os pontos positivos, orientando e alertando os alunos quanto aos perigos.

Para fazer a atividade 3 do Módulo você deve acessar o conteúdo no eproinfo:
ETAPA 3 - Internet - Cidade virtual - Biblioteca - Estante Internet

Acesse também os textos de apoio em:
Cidade virtual - Escola (Material de apoio)

E o vídeo:
Cidade virtual - Shopping - Conectando

Após leitura e estudo você deve elaborar um "checklist" para verificação das condições recomendáveis para uma utilização apropriada, eficiente e segura da Informática e da Internet na sua escola. O trabalho deve ser postado no Fórum Conectando.

Para auxiliar vocês, indico a Cartilha de Segurança para Internet, disponível aqui. Essa cartilha aborda: Conceitos de Segurança, Riscos envolvidos no uso da Internet e Métodos de Prevenção, Privacidade, Fraudes na Internet, Redes de Banda Larga e Redes sem fio, Spam, Incidentes de Segurança e Uso abusivo da Rede, Códigos Maliciosos (Malware).

Não esqueçam que o nosso Módulo termina no dia 04/06!
Abraços e bons estudos!


0 comentários:

Postar um comentário