quinta-feira, 25 de março de 2010

Como estudar a distância?


Olá turm@!
Ontem estava refletindo sobre o nosso curso: 50 começaram e agora pouco mais da metade perservera. Não estou aqui supervalorizando quantidade, mas incomoda a desistência de tanta gente. Não quero ter mais desistentes na turma, por isso hoje procurei algumas dicas de como estudar a distância. Espero que estas dicas ajudem vocês!

Como Estudar a Distância

Renato M.E. Sabbatini, PhD

Participar de um curso a distância é bem diferente de um curso presencial, baseado em classe. Eis algumas características importantes que você deve entender para que seu aproveitamento seja o melhor possível neste curso:

Não existem aulas no sentido convencional: nesses curso as "aulas" são na realidade módulos semanais que contém diversos recursos para você aprender por conta própria. A aula expositiva é ministrada na forma de uma vídeo-aula gravada, e o livro, por textos recomendados de estudo, todos on-line. Além disso, neste curso você participa dos módulos na hora em que quiser, não existem horários marcados.

Você constrói seu próprio conhecimento: O material exposto nas lições on-line é o mínimo necessário que o autor acha que você precisa para aprender os temas propostos. Depende de você, depois disso, aprofundar seu conhecimento com os materiais adicionais sugeridos, ou fazendo pesquisa na Internet ou em bibliotecas. Existem vários livros convencionais que você pode comprar, mas em geral, se acha praticamente tudo on-line. Aproveite também, e use o glossário deste curso toda vez que não entender algum termo.

Você precisa ter disciplina, hábito e persistência: a maior causa de desistência dos alunos de um curso a distância é a falta de auto-disciplina e de criação de um hábito eficaz de estudo. Reserve pelo menos 4 a 5 horas por semana para estudar o material de um módulo e fazer os exercícios e trabalhos, e responder ao questionário de avaliação do conhecimento. Tente criar um hábito (por exemplo, dois dias por semana, das 9 ás 11 da noite), como se você estivesse tendo o compromisso de ir a um curso presencial. Não desista do curso se em uma semana não der para cumprir o prometido (como se você tivesse "faltado"): os materiais continuam disponíveis e você pode compensar o tempo perdido se dedicando em dobro. Nunca "falte" mais de uma semana, pois ai você terá que triplicar ou quadruplicar o trabalho em uma semana só, e evidentemente a chance de você conseguir tempo para isso será muito baixa!

Faça os exercícios e trabalhos: O segundo fator de sucesso no aprendizado on-line é você fazer todas as tarefas passadas nos módulos. Eles não estão ali por acaso: sua função é reforçar o aprendizado através da prática e da repetição. Procure também fazer muitos exemplos por conta própria, treinando o conhecimento recém-adquirido e ajudando a sua sedimentação. Além disso, as tarefas entregues auxiliam o professor a avaliar o seu progresso no curso e atribuir um conceito ã sua participação.

Participe das discussões, expresse-se: O ensino a distância não é centrado na figura do professor, como acontece na sala de aula. é centrado no aluno, portanto sua eficiência, dinamismo e motivação vão depender de você, de sua participação. O diálogo é implementado através das ferramentas de comunicação disponíveis no site, que são basicamente os fóruns de discussão. Não se iniba, faça perguntas, responda aos desafios colocados pelo formador, e participe dos debates. É através deles que boa parte do seu aprendizado complementar vai se efetuar. Se você não "falar" nada durante o curso, você será um aprendiz invisível para o professor e demais aprendizes, em suma, você não "existirá".

Verifique e registre seu progresso: aprender é progredir. O objetivo do ensino é um só: mudar alguma coisa em você. Portanto, da mesma forma que o médico faz o seguimento do paciente em vários momentos após a terapia, para se assegurar que houve efeito, você deve avaliar seu próprio progresso. Reveja a lista de objetivos específicos de cada módulo e coloque uma marquinha se você acha que conseguiu cumprir pelo menos 80% dele. Volte a estudar o material, ou pergunte ao formador, se não conseguiu. Use o diário de bordo para registrar o que você fez em uma determinada sessão de estudo, e quais as dificuldades e facilidades que teve. O formador poderá revisar esse seu diário e sugerir ações que melhorarão o seu aprendizado.

(Texto disponível aqui)

Abraços e bons estudos!

0 comentários:

Postar um comentário