terça-feira, 23 de março de 2010

Você sabia?


Olá turm@!
Uma das propostas de atividade do Módulo Rádio é realizar uma pesquisa sobre Projetos Pedagógicos com o rádio e postar no nosso fórum (eproinfo). Pude perceber que a turma está surpresa com as diversas possibilidades do uso de rádio e a quantidade de exemplos. Se ainda não postou, corra no eproinfo, veja a pesquisa dos colegas e anime-se.
Um exemplo muito interessante está no blog Rádio Escola Lagoa Web, onde eles descrevem e justificam o projeto de forma crítica e coerente. Clique aqui para conferir.
Uma das dificuldades citadas no nosso fórum foi a questão dos recursos financeiros para manter uma rádio escola. Realmente uma rádio gera custos, mas sabemos que muitas instituições financiam projetos relacionados à educação. Um exemplo de como isso é possível está aqui no site da Secretaria Municial de Educação de Fortaleza.
E não pensem que é só encontramos exemplos de projetos no nosso país. No blog Educação e Cidadania tem o exemplo de um projeto em Portugal. Confiram aqui!
Outro exemplo de sucesso é o site Rádio Escola CESB de Corumbaíba-GO. Acessando o site já escutamos a programação. Muito legal! Vejam aqui o que eles falam a respeito da Rádio Escola.
No Portal do Professor você encontra também vários exemplos de projetos com rádio acessando esse link aqui.
Outros links sobre Rádio Escola:
Rádio Escola 101.net
Projeto Rádio Escola da Escola Bonilha (Veja que no final da página estão os links de alguns programas feitos pelos alunos)
Escola Brasil (ONG que leva a educação e a cidadania pelas ondas do rádio)
Blog Projeto Cala-boca já morreu
Site do Projeto Cala-boca já morreu (Clicando no link rádio dá pra conferir vinhetas e trechos de programas)

Confiram aqui o trecho do Programa da Rádio "Cala-boca já morreu" sobre insetos.


Quer mais? Quer saber como implantar uma Rádio Escola? Acesse aqui um Guia de Implementação de Projeto Rádio Escolar. Observe que o arquivo está no formato "pdf" e você pode salvar aí no seu computador ou imprimir para contagiar os seus colegas de trabalho com essa idéia.

Gostou? Então deixe um comentário aqui!




0 comentários:

Postar um comentário